Histórico

O Conselho Regional de Psicologia da11ª Região – CRP11 é uma autarquia de direito público que tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo em todo o Estado do Ceará. É também atribuição do Conselho zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.
 
O Conselho Federal de Psicologia e os Regionais são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados. Sua criação foi regulamentada pela Lei Federal n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971.
 
O CRP11 foi criado no ano de 1992, com jurisdição abrangendo os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Anteriormente, este território era vinculado ao Conselho Regional de Psicologia da 2ª Região, sediado em Recife, estado do Pernambuco.
 
A jurisdição do CRP11 abrangendo os três estados perdurou até o ano de 2013, quando foram criados os Conselhos Regionais de Psicologia da 21ª e 22ª Regiões, dando, através de um processo gradual de desmembramento, autonomia administrativa e política aos estados do Piauí e Maranhão, respectivamente.
 
O crescimento do número de Psicólogos foi lento até bem pouco tempo, reflexo dos poucos cursos de graduação existentes. No entanto, com o aumento do número de cursos e vagas disponíveis nas graduações esse crescimento tem acelerado nos últimos anos. Hoje, o CRP11 possui próximo de nove mil e quinhentos (9.500) inscritos de pessoas físicas e cerca de trezentos e setenta e três (373) pessoas jurídicas entre as modalidades de cadastro e registro. Esses números variam a cada mês devido aos processos de inscrição, cancelamento e transferência tramitados todos os meses.
 
Ao longo desses 28 anos de existência tivemos X plenários, todos eleitos diretamente pela categoria e com avanços constantes em nosso processo de ordenamento e efetivação de nossa finalidade.