20.05.2017

CRP-11 participa da APAF, em Brasília


O Conselho Regional de Psicologia da 11a Região/CRP-11 participa da Assembleia de Políticas, de Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF), em Brasília, e tem início hoje (20), seguindo até o dia 21 de maio.


Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por conselheiros federais e regionais de Psicologia. O CFP tem até três delegados e o número de representantes regionais varia de um a três, dependendo do número de profissionais inscritos no CRP.

Essa é a primeira reunião da Apaf com a presença do XVII Plenário do CFP, que tomou posse na última Assembleia, em dezembro do ano passado, para gerir o CFP no período 2016-2019.

A Assembleia é composta por até três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiros de todos CRPs, cujo número de representantes varia de um a três dependendo do número de profissionais inscritos no regional.

As reuniões da Apaf poderão ainda contar com a presença de convidados, que terão direito de voz somente no ponto de pauta para o qual foram convidados e não têm direito a voto.

Entre suas principais atribuições, estão:

– aprovar o regimento interno do CFP e seu próprio regimento;

– aprovar o orçamento do CFP;

– apreciar a prestação de contas do CFP;

– fixar parâmetros para cobrança de anuidades;

–  aprovar o Regimento Eleitoral;

– deliberar sobre intervenção nos CRPs;

– acompanhar a execução das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);

– deliberar sobre questões de interesse da entidade, da categoria e do Sistema Conselhos nos âmbitos político, administrativo e financeiro.

– operacionalizar as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);

– aprovar o temário, eixos e regulamento do CNP.

Iniciativas

No seu exercício de atribuições, a Apaf toma decisões que influenciam as ações na gestão do Sistema Conselhos de Psicologia.

Entre elas, está a aprovação, em dezembro de 2005, da criação do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas (Crepop).

A Apaf também foi responsável pela definição dos Anos Temáticos para o Sistema Conselhos, que consiste na escolha de temas de importância para a profissão que são discutidos ao longo do ano por meio de eventos e iniciativas diversas.


Fonte: Conselho Federal de Psicologia (http://site.cfp.org.br/cfp/sistema-conselhos/apaf/).