24.07.2017

CRP-11 se reúne com o Conselho Estadual de Saúde para definir encaminhamentos sobre a Saúde Mental em Fortaleza


O Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região se reuniu na tarde da última quinta-feira (20), em ocasião Reunião Extraordinária da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), com o Ministério Público, a Célula de Saúde Mental da Prefeitura de Fortaleza, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, membros do Fórum da Luta Antimanicomial e alguns usuários do CAPS, na sede do Conselho Estadual de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará,  para debater sobre algumas demandas da Saúde Mental na cidade de Fortaleza.


Como primeira pauta, foi solicitada uma prestação de contas por parte da prefeitura a respeito dos recursos da rede de saúde mental oriundos da desativação dos leitos dos hospitais psiquiátricos, uma vez conveniados com a prefeitura. Foram apresentados esclarecimentos preliminares a respeito destes recursos. A segunda pauta foram as comunidades terapêuticas: foi realizado um apanhado geral de como estavam as comunidades que recebem recursos federais e estaduais. 

Como encaminhamentos, a prefeitura se comprometeu em apresentar a prestação de contas completa para apreciação da CISM, em 30 dias a contar da data da reunião. Em relação às comunidades terapêuticas, foi deliberada a criação de um Grupo de Trabalho para levantar informações sobre as comunidades terapêuticas em Fortaleza e na região metropolitana, a fim de realizar visitas de fiscalização.