23.10.2017

CRP11 participa do Fórum de Enfrentamento às graduações EaD em saúde


O Conselho Regional de Psicologia 11ª Região participou, na tarde da última sexta-feira (20), do I Fórum de Enfrentamendo ao EaD na Saúde, cujo tema central Saúde é presencial, Pois a Vida Não é Virtual. A Graduação na Saúde Não Dá Para Ser a Distância” discutia os desafios e os problemas na modalidade EaD para as graduações em Saúde e era parte integrante da programação do I Fórum Cearense de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínicaaberto a profissionais farmacêuticos e estudantes.

Unissonamente, os profissionais convidados à mesa "Situação do EaD no Brasil e os riscos para a formação na área da Saúde" anunciavam seu repúdio e insatisfação ao crescimento indiscriminado de cursos de graduação na modalidade EaD, os quais se aproveitavam da brecha mercadológica nos sistemas educativos, sinalizando uma mercantilização da educação, conforme apontou o convidado Célio Pires Garcia, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O evento responde à grande preocupação das comunidades acadêmica e profissional na área da saúde em relação à autorização desenfreada de cursos de graduação na modalidade a distância. Em busca de um comprometimento da adequada formação dos profissionais na área da saúde, os Conselhos Profissionais de Saúde montaram uma comissão de enfrentamento à graduação na modalidade.


O fórum se soma a diversas atividades já implementadas pelo grupo, como um ato público para alertar a sociedade sobre os perigos da formação na modalidade realizado em 26 de setembro, em Fortaleza, e mobilização da opinião pública.