23.01.2018

CRP-11 une-se ao Janeiro Branco e lança a campanha "Janeiro Branco de Lutas"


A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 com o objetivo de pautar o tema da saúde mental de forma ampla e de maneira a chamar atenção para a importância da prevenção ao adoecimento psíquico por meio da sensibilização da mídia, das instituições públicas e privadas.

O CRP 11 julga relevante e necessária a discussão sobre o tema, conscientes da importância das ações de prevenção e atenção psicossocial e, portanto, apoia a ampliação do debate sobre a saúde mental.

Por compreender que a saúde mental tal como a saúde de forma geral deve ser pensada a partir de suas relações com os contextos sociais e culturais dos indivíduos e grupos, apoiamos uma campanha que tensione também o contexto de produção do sofrimento psíquico e as formas de cuidado oferecidas.

Desta forma, nos somamos à campanha propondo um "Janeiro Branco de lutas", onde demandamos a valorização dos serviços públicos e substitutivos de atenção psicossocial de forma alinhada com a reforma psiquiátrica e, portanto, defendendo o trabalho intersetorial, multiprofissional e que leve em conta a participação de usuários, família e comunidade nos processos decisórios e na elaboração das estratégias de cuidado.

Participe do nosso debate "Janeiro branco: da psicoeducação às políticas públicas", a ser realizado no dia 29 (segunda-feira), às 18:00h na sede do CRP-11, localizada na  Rua Carlos Vasconcelos, 2521. Joaquim Távora - Fortaleza/CE. 

Saiba mais sobre o evento e participe.