21.02.2018

CFP e ABEP convidam a categoria para discutir a formação da(o) psicóloga(o) e as diretrizes curriculares da graduação em Psicologia


O Ano da Formação em Psicologia, que acontece em 2018, é uma definição da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi), que traz como objetivo: i) debater a formação do(a) psicólogo(a) através da revisão diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação e ii) construir coletivamente uma minuta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia, a ser submetida à consulta pública. Uma vez concluída, a minuta é encaminhada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Conselho Nacional de Educação.

Haverá atividades preparatórias no Ceará nos dias 24/02 e 26/02, em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, respectivamente. As reuniões servirão para sistematizar as propostas da categoria para o Encontro Regional Nordeste, que ocorrerá entre 17 de março a 21 de abril, culminando no Encontro Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia, no dia 05 de maio de 2018, em Brasília.

No dia 24 de fevereiro (sábado), 9h às 12h, ocorre a reunião preparatória de Fortaleza, no auditório da Casa José de Alencar, na Av. Washington Soares, 6055. No dia 26 de fevereiro (terça-feira), 14h às 17h, o encontro será no Cariri, no auditório do CEREST do Juazeiro do Norte/CE, localizado na Rua Tabelião João Machado, 195, bairro de Santa Tereza.

O processo de discussão ocorrerá em todo o território nacional, envolvendo psicólogas/os, coordenadoras/es de curso e de serviços-escola, professoras/es, orientadoras/es e supervisoras/es de estágio e estudantes de Psicologia.

De acordo com o regulamento, cada reunião preparatória poderá submeter até 10 propostas ao encontro regional. O calendário e as sedes dos encontros regionais foram estabelecidos em conjunto com o CFP e a Fenapsi. 

A criação do Ano da Formação em Psicologia está diretamente ligada às discussões nacionais da revisão curricular, sobre temas como educação a distância, estágios e eixos de formação, entre outros. O Encontro Nacional das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia será realizado no dia 5 de maio, em Brasília. O texto-base da discussão sobre a revisão curricular pode ser acessado aqui .

O documento final do Encontro Nacional será divulgado oficialmente no dia 30 de junho, para depois ser submetido ao Ministério da Educação (MEC). O regulamento do Encontro pode ser consultado aqui.