22.05.2018

CRP-11 e outras entidades posicionam-se sobre evento de ideologia de gênero


O Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP 11), Jurisdição Ceará vem posicionar-se a respeito de eventos que versam sobre a temática de “ideologia de gênero” na cidade de Fortaleza e nas demais cidades ao longo deste mês de maio de 2018. 

O CRP 11 recebeu diversas denúncias de que haveria um evento cuja temática versaria sobre “ideologia de gênero” e outros assuntos correlatos com a participação de profissionais de Psicologia. O citado evento ocorreria no Shopping RIOMAR Kennedy na data de 23/05/2018 segundo as peças publicitárias enviadas a esta autarquia. Também chegou ao conhecimento deste CRP outras publicidades com a proposta de discutir o mesmo assunto em outras cidades do estado.

Importante destacar, a título de ilustração, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já firmou entendimento de que as diversas formas de percepção de gênero e da sexualidade não são doenças ou distúrbios. Portanto, percebe-se que há a necessidade de se expandir o conhecimento sobre a diversidade sexual e de gênero como uma iniciativa de combate ao preconceito e à patologização da diferença.

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem se posicionado criticamente contra todas as formas de criminalização da diversidade sexual, incluindo-se o posicionamento contrário a criminalização do debate a respeito da pluralidade de gênero. Faz parte do compromisso ético desta profissão a atuação coerente com os preceitos fundamentais dos Direitos Humanos. 

Neste sentido, o CRP 11 defende que as instituições possam discutir sexualidade, gênero e todas as temáticas associadas, realizadas as adaptações técnicas necessárias a cada ciclo de vida, com o objetivo de que o processo de debate ocorra por meio da apresentação da multiplicidade das formas de se viver em sociedade.

Confira aqui a nota de posicionamento completa