27.05.2018

CRP-11 lança Nota de posicionamento conjunta sobre a Temática do Suicídio e sobre a Abordagem Responsável e Cuidadosa do Tema


O Conselho Regional de Psicologia 11ª Região lança nota de posicionamento conjunta sobre a Temática do Suicídio e sobre a Abordagem Responsável e Cuidadosa do Tema na Mídia e por Parte da População.

Pela seriedade e importância desta questão, é necessário que o suicídio seja abordado com cuidado e responsabilidade por todos (as).

Por esta razão, recomendamos veementemente que a população não divulgue ou compartilhe imagens, vídeos ou notícias de caráter duvidoso a respeito da temática do suicídio.

Recomendamos, ainda, que a população tenha cuidado redobrado para não compartilhar notícias falsas (Fake News) que podem produzir danos graves à reputação das pessoas e das famílias que se encontram em sofrimento diante da vivência do suicídio.

Importante ressaltar que o compartilhamento descuidado de informações sobre o suicídio pode induzir, ainda, ao aumento médio de casos por meio da imitação ou repetição de tentativas de suicídio para pessoas que se encontram fragilizadas e em sofrimento psíquico.


Acesse aqui a nota de posicionamento.