18.08.2018

Associação Fóruns do Campo Lacaniano promove o XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil em São Paulo, no mês de novembro


São Paulo recebe o XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil, nos dias 10 e 11 de novembro de 2018, o qual traz como tema nesta edição “Estratégia, tática e política da Psicanálise”. O XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil faz parte de uma série de Encontros anuais promovidos pela Associação Fóruns do Campo Lacaniano, desde a sua fundação em 3 de outubro de 1999.


 Nesses Encontros Nacionais, os membros dos treze Fóruns do Brasil têm a oportunidade de realizar trocas epistêmicas, intercâmbios institucionais e culturais em diferentes cidades brasileiras, que acolhem os nossos eventos.


 O tema do evento se articula a um dos temas de trabalho do X Encontro Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (“Que política para o Campo Lacaniano?”), que acontecerá em Barcelona em setembro deste ano (2018). Além disso, ele também dá continuidade ao tema do XVIII Encontro Nacional e do II Simpósio Interamericano da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (“Identidade e sexuação”), realizado em 2017 no Rio de Janeiro: ocasião na qual foram amplamente debatidas as questões da sexualidade no século XXI, das diversidades sexuais e das questões de gênero, defendendo-se uma clínica não normativa, tanto política quanto eticamente.


 No XIX Encontro, serão discutidas as posições da psicanálise no mundo atual diante das inúmeras transformações que vêm ocorrendo na conjuntura política, econômica, social e cultural de nossa época, buscando traçar as contribuições que a psicanálise pode oferecer, a partir de sua ética e de sua maneira de conceber o laço social. Para isso é preciso retornar aos fundamentos do campo inaugurado por Freud, no que tange às relações entre sujeito, sintoma, mal-estar, desejo e gozo.


 E também verificar de que maneira as contribuições de Lacan, em particular a formalização dos discursos, permitem avançar no entendimento de questões do nosso tempo, como: Que antinomias podem ser traçadas entre o discurso do capitalista e o discurso do analista? O que a psicanálise pode oferecer para tratar o mal-estar derivado dos impasses do sujeito contemporâneo? Que consequências podem ser extraídas da tese da falta-a-ser, para o debate sobre as relações entre a política e o sintoma?


 Além de ser ocasião para a troca epistêmica entre os membros dos Fóruns do Campo Lacaniano, o XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil também visa fomentar o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, profissionais e membros de instituições interessados na psicanálise e na temática do Encontro. Jean-Jacques Gorog, psiquiatra e psicanalista francês, membro fundador da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, participará do Encontro como conferencista.


Mais informações: http://www.campolacaniano.com.br/encontro-nacional-2018


Obs: A divulgação nos meios institucionais do CRP é gratuita, devendo ocorrer por meio de formalização de pedido e atendendo às exigências necessárias à instituição para que se concretize a divulgação solicitada.

A responsabilidade das informações prestadas, bem como a retirada de dúvidas sobre o conteúdo da divulgação, deve ser feita diretamente com a instituição realizadora, estando o CRP-11 isento da responsabilidade sobre mudança de datas, imprecisão das informações ou situações correlatas.

Ass: Assessoria de comunicação/Diretoria

Se você quer saber mais detalhes de como enviar divulgação pro CRP, envie e-mail para cof@crp11@org.br