30.11.2018

CRP-11 emite parecer sobre atuação do psicólogo em futuro concurso do SUAS


Diante da eminente criação de vagas para profissionais da Psicologia via concurso público para atuarem no Sistema Único de Assistencia Social, o CRP foi convocado pelo Conselho Municipal de

Assistência Social (CMAS) de Fortaleza a prestar posicionamento, por meio de parecer, sobre as possíveis atribuições dos profissionais em sua área de atuação, como também sobre conteúdo programático do edital de contratação destes(as) trabalhadores(as).

Uma das atribuições descritas pelo CRP-11 no parecer emitido diz respeito a atuação destes profissionais, que deve ocorrer de forma crítica e reflexiva para a compreensão dos processos de desigualdade, exclusão, pobreza, considerando suas vertentes sociais, histórias e culturais. Realizar estudos de caso com outros entes da rede e do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

No que tange ao conteúdo programático, o CRP-11 elencou, entre a literatura indicada, conteúdos tais como Psicologia Social: raízes epistemológicas da Psicologia Social; Fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social; Teorias e práticas de intervenção psicossocial na comunidade. Grupos, organizações e instituições, entre outros.

Uma vez apreciado o parecer emitido pelo CRP-11 e por outras entidades competentes sobre o mérito da causa, serão encaminhados os devidos trâmites à Câmara Municipal de Fortaleza para dar prosseguimento à realização do concurso.

 CLIQUE AQUI E VISUALIZE O PARECER NA ÍNTEGRA