16.10.2019

CRP11 lança nota sobre desabamento de prédio na cidade de Fortaleza


O Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP 11) vem a público se solidarizar com os sobreviventes, familiares e amigos envolvidos no caso do edifício que desmoronou no dia 15 de outubro, em Fortaleza, sobretudo lamentar as situações de desaparecidos e feridos. 


Percebe-se que, pela magnitude do evento, este causa imediata comoção na população em geral e estimula a ajuda voluntária por parte da categoria de psicólogas (o) e outros profissionais que, em muitas vezes, a oferecem sem qualquer planejamento. Por outro lado, sabe-se que um desastre dessa natureza, é traumático e causa forte impacto na saúde, principalmente no que diz respeito a aspectos da saúde mental dos atingidos, de imediato e, em médio e longo prazo, o que requer da Psicologia atenção imediata e continuada, prestada por profissionais experientes e por meio de estratégias planejadas e articuladas com as políticas públicas da Defesa Civil, da Saúde, mais precisamente a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Assistência Social e outras instituições cabíveis. 

Por essas razões é que o CRP 11, orienta a categoria da Psicologia a evitar prestar apoio desorganizado e não articulado, fato que, em muitas vezes, pode não alcançar os resultados pretendidos, ou ainda comprometer a qualidade dos trabalhos de salvamento e a abordagem a pessoas em situação de extrema crise.
Conselheiras (os) desta autarquia já estiveram in loco e acompanham os andamentos destes trabalhos, se colocando como parceiros, pois o CRP 11 está na retaguarda dentro do papel que é nacionalmente preconizado para a Psicologia das Emergências e Desastres e no apoio das entidades que atuam por meio do Comitê de Crise criado pela gestão municipal de Fortaleza.

Aos profissionais, grupos ou instituições que desejem se voluntariar, orienta-se que aguarde nova convocação, pois de acordo com a equipe que está a frente do acolhimento psicológico, já há profissionais suficientes para as escalas dos próximos turnos.

BAIXE AQUI A NOTA NA ÍNTEGRA DO CRP11.