10.12.2019

CRP-11 emite nota sobre os 71 anos de promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos


No dia 10 de dezembro a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), instituída pela Organização das Nações Unidas para nortear e orientar sobre os direitos humanos a nível internacional estará completando 71 anos de promulgação. É notório que, ao longo desse percurso de sete décadas, muito se fez no tocante à promoção e proteção dos direitos humanos.
Contudo, e considerando principalmente o momento político e ideológico em que a sociedade está imersa, onde as liberdades são ceifadas e as subjetividades encarceradas, cabe atentar para a necessidade de discussão e ratificação da DUDH como um instrumento de promoção da dignidade humana em todas as suas matizes.
Em um contexto de aviltamento das diferenças,  onde diversidade de raça,  sexualidade, gênero, posição social e tantos outros subjetivantes está justificando o desrespeito aos direitos humanos, é imperativa a problematização das questões concernentes à DUDH, tanto no sentido de democratizar o que ela preconiza quanto no tangente à questionar e formar resistência ao seu desmonte.
O X Plenário do CRP 11, como representante da categoria das psicólogas cearenses, rememora esse marco tão importante na história das lutas sociais, bem como reitera que esta é uma das bandeiras tão caras a nossa gestão. Aproveita o ensejo, no entanto, para conclamar a classe e a sociedade a defender a propulsionar uma intransigente luta em respeito aos direitos humanos nos moldes da DUDH e em favor da pessoa humana.