19.04.2020

Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-11 inicia discussão sobre Ensino da Avaliação Psicológica em modalidade on-line (remota) no contexto da pandemia de Covid-19


A comissão de Avaliação Psicológica do CRP-11 traz, a partir de hoje, uma sequência de publicações que dizem respeito à Avaliação Psicológica no COVID-19. A discussão se inicia com "Ensino da Avaliação Psicológica em modalidade on-line (remota) no contexto da pandemia de Covid-19".

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), juntamente com as entidades representativas da área e que integram o FENPB, a saber, Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBro) e Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNec) desenvolveram uma nota conjunta para orientação sobre ensino da Avaliação Psicológica em modalidade remota no contexto da pandemia de Covid-19.

Em vista das diversas dúvidas das(os) profissionais que atuam com ensino de Avaliação Psicológica e de testes privativos da(o) psicóloga(o), encaminhadas ao Sistema Conselhos, a nota vem divulgar que o momento é novo e exige mudanças na condução dos processos, porém devem ser respeitados os aspectos éticos que regem nossa profissão. Dessa forma, a orientação é de que, atendendo ao Art. 18 do Código de Ética Profissional, a(o) psicóloga(o) não deve expor em modalidades digitais quaisquer atividades que tragam informações que ferem o sigilo do material privativo.

O ensino de testes psicológicos deve ocorrer de forma presencial, sendo sugeridos conteúdos da área que possam ser ministrados de forma remota (online) para as disciplinas de Avaliação Psicológica.

Para maiores informações, acesse aqui o portal do CFP.