CRP11

No Dia Mundial do Meio Ambiente Conselho Regional de Psicologia defende a criação de ações governamentais voltadas para construção de um contexto socioambiental

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente A data foi escolhida durante a Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 em Estocolmo, na Suécia. E a ideia é pensar na data como uma oportunidade para aumentar a conscientização e promover ações em prol da proteção e preservação do meio ambiente em todo o mundo. Segundo defende o Conselho Regional de Psicologia da 11° região (CRP 11), essa data vai além da discussão sobre fenômenos naturais, é uma chance de pensarmos o meio ambiente no contexto de organização social, ou seja, se faz urgente o enfrentamento de processos que provocam  na geração de risco de desastres.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para destacar questões ambientais urgentes, como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desmatamento, poluição do ar e da água, entre outros problemas que afetam mais diretamente grupos de vulnerabilidade, como comunidade indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas, que residem em ambientes de pouco investimento do Estado, e que são as mais prejudicadas durante desastres ambientais.

 

Segundo explica a psicóloga Ana Kristia Martins (CRP 11/06305), coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP11,  se faz necessário o estímulo a estratégias de intervenção integral aliada aos Direitos Humanos e a defesa aos cuidados com o meio ambiente para o viver sustentável em sociedade. “Estratégias e ações governamentais de saúde, educação, infraestrutura sempre devem ser pensadas em um contexto socioambiental para conseguir desempenhar um melhor resultado para todes”, relata a profissional.

 

A data para além de uma celebração deve encorajar discussões sobre os incentivos socioambientais do Estado e de grandes corporações, esse último sendo o maior grupo responsável por grandes mudanças ambientais. Além disso, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como um chamado à ação, para inspirar indivíduos, comunidades, organizações e governos a trabalhar juntos em prol da proteção ambiental.