CRP11

Dia Internacional da Síndrome de Down

Conselho Regional de Psicologia reafirma a importância da inclusão e defesa dos direitos sociais de pessoas com SD

O Conselho Regional de Psicologia da 11° região juntamente com a comissão de psicologia clínica, neste dia 21, reafirma que abraça a conscientização, o respeito e a inclusão como os pilares básicos para a convivência saudável de pessoas com Síndrome de Down (SD) em uma sociedade igualitária.
O dia 21 de março é conhecido mundialmente como a data criada para conscientizar e celebrar a vida de pessoas com trissomia (triplicação do 21° cromosso). A data é oficialmente reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas desde 2012, e tem por objetivo orientar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.
A presidente da comissão de psicologia clínica do Conselho Regional de Psicologia, Juliana Machado, reforça que a Síndrome não deve ser vista como uma doença. “É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, que está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança”, explica ela.
Em 2023, a Síndrome de Down Internacional, instituição que comanda os eventos mundiais da causa trouxe como temática de campanha “Conosco, não por nós”. O tema foi pensado para conscientizar a sociedade sobre a importância de dar autonomia para pessoas com SD tomarem suas escolhas. E que pessoas desse grupo não são menos capazes de realizar tarefas sozinhas. Você pode ajudar, mas não fazer por ele.