Conselho Regional de Psicologia da 11° região reforça a data como um momento de buscar conhecimento e diminuir estigmas
O dia 30 de Março é reconhecido mundialmente como o Dia do Transtorno Bipolar do Humor. Para Tung (2007), o transtorno bipolar é uma doença crônica e complexa, caracterizada por sua grande mutabilidade, pelas formas diferentes de manifestação e por sua instabilidade; característica marcante e manifestada através de sintomas flutuantes e muitas vezes inversos, abrangendo os extremos da experiência humana, uma oscilação extrema e sem claros determinantes lógicos ou causais que acaba por ultrapassar a barreira daquilo considerado normal.
Para o Conselho Regional de Psicologia da 11° região é importante refletir sobre essas datas,para falar da importância da promoção e do cuidado em saúde mental, contribuindo assim para diminuir os estigmas e preconceitos sobre a condição, promovendo assim uma maior conscientização quanto a o papel da Psicologia na desconstrução dos estigmas sociais.
Esse dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do artista plástico holandês Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado como provável portador do transtorno.
A coordenadora da Comissão de Psicologia e Saúde Nubia Dias, reflete que a proposta basagliana, fazendo referência a Franco Basaglia, importante personagem da reforma psiquiátrica italiana. “Pessoas com sofrimento psíquico, dentre eles os transtornos de humor, devem ser compreendidos com um olhar ampliado em que a doença ou sintomas é colocada entre parênteses para podermos pensar no cuidado do sujeito em sofrimento
psíquico, isso quer dizer a experiência da doença e o sintoma fazem parte da existência do sujeito, suspender a doença, possibilita compreender a história da pessoa e sua construção social e histórica, ou seja precisamos conhecer mais da subjetividade do que da doença em si”, explica a profissional.
A pessoa com diagnóstico de transtorno bipolar de humor pode e deve viver a partir dessa experiência,uma vida como a de qualquer outra pessoa, inserida dentro da sociedade.
Fale conosco