CRP11 reforça nosso dever social de dialogarmos sobre inclusão nos ambientes públicos
Para celebrar a vitória da obrigatoriedade de um ensino inclusivo nas salas de aulas brasileiras, foi instituído o dia 23 de abril como o Dia Nacional da Educação de Surdos. O Conselho Regional de Psicologia da 11° região entende a data como uma ocasião para promover uma reflexão sobre a importância da inclusão educacional das pessoas surdas e da valorização da Língua Brasileira de Sinais como forma de garantir a igualdade de acesso à educação e à cultura.
Segundo Ana Kristia da Silva Martins (CRP 11/06305), integrante da Comissão de Psicologia e Pessoas com Deficiência, a data é uma oportunidade para combater a falta de informação sobre os direitos básicos das pessoas com deficiência. “O Dia Nacional da Educação de Surdos, bem como o Dia Nacional da Libras é uma oportunidade para destacar a importância fundamental da linguagem no desenvolvimento humano. A linguagem é essencial para a comunicação, que por sua vez, é a via básica para o acesso à informação. Informados dos seus direitos e deveres em sociedade, pessoas surdas podem ser protagonistas de sua história na luta por uma inclusão de qualidade”, explica a psicóloga.
A celebração desse dia também é uma homenagem ao educador francês Charles-Michel de l’Épée, que desenvolveu uma metodologia de ensino de sinais para pessoas surdas no século XVIII, e é considerado um dos pioneiros na luta pela educação e inclusão das pessoas surdas na sociedade.
Lembrando que neste mês, no dia 24 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Libras. Essa é também mais uma data para reforçar a relevância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Estas pessoas devem estar em todos os espaços de debates sociais, e para serem compreendidas, é dever social que todas as pessoas aprendam a se comunicar através das linguagens adequadas.
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