CRP11

CRP 11 relata sobre combater o bullying como forma de gerar ambiente saudável nas escolas

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola é celebrado no dia 7 de abril no Brasil. A data foi criada para conscientizar sobre um problema que ocorre no âmbito escolar que envolve atos de agressão e desrespeito, sem motivação evidente, ocasionando dor e angústia às vítimas. De acordo com o que o Conselho Regional de Psicologia ressalta, existe a importância das ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTENÇÃO DO BULLYING NAS ESCOLAS, para promoção da cultura da paz e do respeito

Para Georgiana de Alencar Portela (CRP 11/1265), psicóloga do Conselho, esta data serve como um momento para dialogarmos e refletirmos, enquanto sociedade, sobre a relevância de conhecermos estratégias efetivas e qual o papel de cada um na promoção da cultura de paz e de respeito nas escolas. “O Dia Nacional do Combate ao Bullying é uma data relevante para propor ações voltadas para relações interpessoais e desenvolvimento emocional, enfatizando o diálogo e a resolução de conflitos. Reforçar a sobre a importância de se envolver na luta contra a violência nas escolas e garantir um ambiente educacional seguro e saudável para todes”, comenta Georgiana.
O bullying é uma forma de violência que se caracteriza pela intimidação, agressão física ou verbal, e pode ter consequências graves para a saúde mental e física das vítimas. Bullying não é brincadeira, trata-se de um problema social e refere a um comportamento repetitivo, agressivo e intencional. O dia 07 serve como uma oportunidade para as escolas avaliarem suas políticas e práticas de prevenção e combate ao bullying, e implementar estratégias efetivas e eficazes para possibilitar a segurança e o bem-estar. .