CRP11

18 de Maio: Combate ao abuso e exploração sexual é luta e dever social de todos, reforça Conselho de Psicologia do Ceará

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é uma data importante para conscientizar a população sobre a gravidade desse problema e as formas de preveni-lo. Essa data é celebrada anualmente em 18 de maio no Brasil. Para o Conselho Regional de Psicologia do Ceará (CRP 11) o maio laranja, mês dedicado a esse tema, deve ser pensado como uma forma de sensibilizar a sociedade para a importância de proteger crianças e adolescentes contra esses tipos de violência.

A exploração e abuso sexual infantil é uma das formas mais graves de violência contra essas figuras. Para prevenir e proteger esse grupo, é preciso que a sociedade esteja atenta aos sinais de abuso e exploração sexual, é o que explica o psicólogo Ivan Nogueira, membro do CRP 11. “Atitudes como mudanças de comportamento, dificuldades escolares, isolamento social e comportamento sexual inapropriado para a idade, precisam ser observados com atenção, pois são indícios de que algo não está indo bem. Além disso, é importante denunciar qualquer suspeita de violência sexual infantil aos órgãos competentes, como o Conselho Tutelar, a polícia e o Ministério Público”, comenta Ivan.

O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, é o que aponta um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de 2022. Portanto, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é uma oportunidade para a sociedade se mobilizar e se comprometer a proteger as crianças e adolescentes contra a violência sexual. A conscientização e a denúncia são as principais armas na luta contra essa forma de violência que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o país.

.