CRP11

19 de maio e o Dia do Orgulho Agênero: CRP11 explica porque datas como essa devem ser celebradas

No dia 19 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Agênero. A data visa celebrar e promover a conscientização sobre as pessoas agênero. Essas pessoas percebem não se encaixar em nenhum dos gêneros binários tradicionais de homem ou mulher, o que se traduz, para elas, como um não pertencimento a qualquer gênero. Elas se identificam como tendo uma ausência de gênero.

Celebrar essa data promove a inclusão e a visibilidade das pessoas agênero, que muitas vezes enfrentam a exclusão e falta de compreensão em suas rotinas, é o que explica a psicóloga e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Ceará (CRP 11) Daniela Sofia (CRP11/11531). “A celebração do Dia do Orgulho Agênero ajuda a sensibilizar a sociedade sobre a diversidade de gênero, e a importância do respeito às orientações individuais”, comenta Daniela.

A data é importante para a comunidade LGBTQIA+ e para a sociedade em geral. É fundamental que o Dia do Orgulho Agênero, e as demais datas que celebram as diversidades de gênero e de sexualidade, sejam reconhecidas e celebradas no calendário nacional, a fim de garantir a visibilidade e o respeito a esses grupos e promover a diversidade e a inclusão em nossa sociedade.

.