Conselho de Psicologia discute em Audiência Pública implementação da Lei 13.935/2019 que torna obrigatório psicólogos e assistentes sociais na rede pública de ensino básico do estado e municípios
O Conselho Regional de Psicologia da 11° região (CRP 11) em conjunto com outras entidades da classe, assim como organizações do Serviço Social, estiveram em Audiência Pública, na quinta-feira (18), na Assembléia Legislativa do Ceará. Na ocasião, os profissionais reivindicavam a implementação da Lei 13.935/2019, que torna obrigatória em todas as escolas de ensino básico da rede pública do estado a presença de psicólogos e assistentes sociais.
De acordo com Thyago Castro (CRP 11/08153) e Lorena Ferreira (CRP 11/06197), coordenadores da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP 11, a audiência foi “a oportunidade dos profissionais apresentarem a relevância emergencial de psicólogos e assistentes sociais como profissionais integrantes na construção de um ambiente escolar que contribua com o desenvolvimento integral e proporcione melhoria na qualidade de vida dos estudantes”, explicou os psicólogos.
Na Audiência ainda estiveram presentes, profissionais da educação, assim como representações de instituições do Governo do Estado. Os presentes discutiram sobre a segurança nas escolas a partir de uma educação inclusiva, com a unificação de psicólogos, assistentes sociais e educadores. Ainda foi apontada a importância da execução de novos concursos para estes profissionais.