CRP11

Consulta pública sobre Referência Técnica sobre Atendimento às Mulheres em Situação de Violência

A violência contra a mulher tem se tornado alarmante no Brasil. Segundo o Ministério da Mulher, cerca de 245 registros de agressões foram contabilizados diariamente em 2023. Visando combater esse fato problemático, há uma atenção redobrada no atendimento psicológico das vítimas.

De acordo com a psicóloga Andréa Ferreira Lima Esmeraldo (CRP 11/01617), a importância de uma diretriz de atendimentos à violência consiste em favorecer um serviço ético, eficaz e humanizado.

“É importante salientar que as diretrizes para atendimento à mulher em situação de violência são ferramentas essenciais para que psicólogas possam oferecer um atendimento de qualidade, proteger as mulheres e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”.

A psicóloga ressalta que “a violência contra a mulher se origina de fatores sociais, culturais e históricos. Além da desigualdade de gênero, a cultura machista e a naturalização da violência são alguns dos elementos que sustentam essa problemática. ”
Neste sentido, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), convida a categoria de psicólogas a contribuir para a atualização do documento, por meio de uma Consulta Pública sobre a Referência Técnica no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

O objetivo é coletar contribuições para a atualização do documento, visando o aprimoramento da atuação profissional na área. Para acessar o formulário eletrônico e a minuta do documento, clique nos links disponibilizados logo abaixo. Lembrando que a consulta seguirá aberta até o dia 29 de fevereiro.

Clique e acesse o documento na íntegra:
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2023/12/CREPOP_RT_Mulheres_versao_final_para_consulta_publica.pdf

Clique para acessar o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3h8qHoKY87KATioBwO7xaEWjLgMsIYryZwb-apS-V7Fr8Hg/viewform