Crato e Iguatu avançam na valorização da Psicologia com regulamentação da jornada de 30 horas
Conquistas fortalecem a dignidade profissional e o compromisso com a saúde mental no serviço público
A Psicologia tem conquistado importantes avanços na região do Cariri e no interior do Ceará. No município de Crato, foi sancionada a Lei nº 4.329/2025 – GP, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para psicólogos(as) e orientadores(as) educacionais – psicólogos(as) da administração pública municipal.
A medida reconhece a importância da dignidade profissional, da qualidade do atendimento e do fortalecimento das políticas públicas de Psicologia, promovendo melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade no cuidado ofertado à população.
No município de Iguatu, o Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP-11) acompanha de perto as articulações para a aprovação da mesma política. A atuação tem sido conduzida pelo conselheiro Luan Layzon Souza Silva (CRP-11/10527), em conjunto com um grupo de profissionais da Psicologia da cidade.
O movimento conta com o apoio de uma parlamentar comprometida com a valorização da categoria, que tem atuado ativamente nos diálogos e encaminhamentos para a aprovação da Lei das 30 Horas. O projeto já foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de Iguatu e agora segue para sanção do prefeito.
O CRP-11 segue atuando de forma contínua, articulando com profissionais, gestores e representantes políticos, reafirmando o papel da Psicologia como ciência e profissão essencial para a promoção da saúde mental e o bem-estar coletivo.