CRP11

Comissão de Direitos Humanos do CRP11 promove debate sobre saúde mental e os impactos da violência na vida de crianças e adolescentes órfãos

Comissão de Direitos Humanos do CRP11 promove debate sobre saúde mental e os impactos da violência na vida de crianças e adolescentes órfãos

Encontro on-line será realizado no dia 3 de agosto, das 20h30 às 21h30, e reunirá especialistas para discutir os impactos da violência na infância e adolescência, além do papel da Psicologia na defesa dos direitos humanos e na proteção integral de crianças e adolescentes.

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP11) realiza, no próximo dia 3 de agosto, das 20h30 às 21h30, a reunião com o tema “Saúde mental e direitos humanos: os impactos da violência na vida de crianças e adolescentes órfãos”. O encontro será realizado de forma on-line e reunirá psicólogas(os), estudantes de Psicologia e pessoas interessadas na temática.

A atividade tem como objetivo ampliar o debate sobre os impactos da violência na saúde mental de crianças e adolescentes em situação de orfandade, bem como fortalecer a reflexão sobre a garantia de direitos e o papel da Psicologia na promoção do cuidado, da proteção integral e do enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

A programação contará com a participação da professora Angela de Alencar Araripe Pinheiro, articuladora da Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes pela Covid-19 (AOCA). Psicóloga, é professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Sociologia pela UFC e pós-doutora pela mesma instituição. Com ampla trajetória acadêmica, desenvolve pesquisas nas áreas de Psicologia Social, direitos da criança e do adolescente, cidadania e políticas públicas. Durante o encontro, compartilhará a experiência da AOCA e abordará os desafios enfrentados por crianças e adolescentes que vivenciam situações de orfandade em decorrência da violência e da pandemia, além da importância das políticas públicas de acolhimento e proteção.

Também participa da atividade a psicóloga Andie de Castro Lima (CRP 11/15518), conselheira titular do XII Plenário do CRP11 e coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual. Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, em Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências e em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, possui MBA em Gestão de Instituições Públicas. Mestra e doutoranda em Psicologia pela UFC, atua como psicóloga na Atenção Primária à Saúde do município de Caucaia. Durante sua participação, trará a perspectiva institucional do Sistema Conselhos de Psicologia sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, apresentando as ações desenvolvidas pelo CRP11 e sua atuação como representante do Conselho no Fórum Permanente das Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Ceará (Fórum DCA Ceará), reforçando o compromisso da Psicologia com a promoção dos direitos humanos e o fortalecimento das políticas públicas.

Para a presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região (CRP11), psicóloga Niveamara Sidrac Lima Barroso, promover debates sobre direitos humanos é uma das missões permanentes do Conselho.
“Discutir os impactos da violência na vida de crianças e adolescentes é reafirmar o compromisso da Psicologia com a defesa da dignidade humana, da proteção integral e da garantia de direitos. Ao reunir representantes da academia, da sociedade civil organizada e do próprio Sistema Conselhos, o CRP11 fortalece um diálogo qualificado sobre os desafios da infância e da adolescência e reafirma o papel da Psicologia na construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e comprometida com os direitos humanos”, destaca.

A participação é aberta a psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais pessoas interessadas no tema.

Serviço
Evento: Reunião da Comissão de Direitos Humanos
Tema: Saúde mental e direitos humanos: os impactos da violência na vida de crianças e adolescentes órfãos

Convidadas:
Angela de Alencar Araripe Pinheiro – professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e articuladora da Articulação em Apoio à Orfandade de Crianças e Adolescentes pela Covid-19 (AOCA).
Andie de Castro Lima (CRP 11/15518) – conselheira titular do CRP11, coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e representante do CRP11 no Fórum Permanente das Organizações Não Governamentais de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Ceará (Fórum DCA Ceará).

Data: 3 de agosto de 2026
Horário: 20h30 às 21h30
Modalidade: On-line
Público-alvo: Psicólogas(os), estudantes de Psicologia e pessoas interessadas no assunto.
Inscrições: https://forms.gle/EKXtC1fa5N1S2Zqy7